A ciência descobre o surpreendente domínio da consciência vegetal


"As plantas são capazes de perceber agressões à vida(...) e parecem ter consciência até mesmo de intenções ocultas na mente humana. Essa fantástica revelação (...)vem sendo confirmada por pesquisas científicas realizadas no Brasil. Ela faz parte de um conjunto de descobertas que deverá revolucionar a visão de mundo do próximo século e apontam para um relacionamento mais harmonioso entre o homem e a natureza. "
(Mais aqui)

Comments:
Pronto! Lá vamos ter de aturar alguém a protestar por a Espiral servir pratos de vegetais!
C. Rodrigues
 
O vegan de serviço não coemtou, viram?
É de facto desconfortável para o veganismo a suguinte questão: Porque é que comer um ovo posto por uma ave é um acto cruel e arrancar uma alface ou uma cenoura da terra onde vive não é?
Luisa C.R.
 
Estritamente não violento é apenas comer as folhas abandonados pelas plantas. Pois os frutos e as sementes, mesmo abandonados pela planta, destinam-se à sua reprodução e são seres vivos em potência, tal como um ovo.
P. Paiva
 
Cara Luisa C.R. e Sr. Anónimo,

Aqui o vegan de servço ainda não tinha comentado, porque este tema da senciência das plantas é um dos eternos clichés que perseguem os vegans e que oiço há vários anos, ainda antes de terem sido aqui expostos.
Para mim não é de todo desconfortável falar sobre isso, pois falar de animais é coisa que nunca me cansa...eheehehehe :)

Comer um ovo ou beber leite de um animal são actos de creuldade indirecta, porque tal tem implícita a exploração e manutenção em cativeiro de animais que apenas são criados, como coisas, para nos fornecer proteínas, glícidos e lípidos que poderiam ser obtidos duma fonte vegetal e sem crueldade sobre os animais.
Arrancar um vegetal custa-me sempre, pois o valor da vida é algo que se evidencia em todas as minhas opções de vida: sou vegan, objector de consciência, dador de sangue, straight-edge, aprendiz budista e voluntário para doação de medula óssea.
Porém, também sei que o que a ciência evidencia como sinal de sensibilidade à dor é a existência de um sistema nervoso central que permite aos seres sencientes percepcionarem a dor. Ora, no caso das plantas, a existência deste sistema nervoso central (SNC), além de ser inexistente, seria anómalo, dado que sendo não tendo os vegetais qualquer mobilidade voluntária, a existência deste SNC iria ser contraproducente, pois as plantas sentiriam dor e sofrimento sem a possibilidade de fugir à fonte de sofrimento. Como todos sabemos, só faz sentido a Natureza providenciar a dor como mecanismo de defesa, aos seres vivos que têm condições físicas para a usar a seu favor.
A grande questão aqui é tentar vivermos lesando o menor número de seres vivos, o que só acontece num modo de vida vegan, onde se reduziu a mortandade, a apenas vegetais. O ideal seria viver sem magoar ou matar qualquer ser vivo, mas como até ao momento ainda não se manifestou tal possibilidade, teremos de continuar a matar algo para nós podermos viver. A diferença está em que o custo da manutenção de uma vida humana diminui bastante desde que se passe só a subsistir de alimentos vegetais.
Em relação aos frutos e sementes, a explicação é a mesma.

Fiquem bem,
jp
 
Estão a ver? Eu sempre disse que comer ovos é um acto cruel quando pressupõe crueldade para com a galinha, pelo que quem tenha galinhas mas como animais de estiamação já está livre das sanções vegan. Que alívio para mim, que como ovos de galinhas mais livres que os gatos e cães cativos de muitos vegans urbanos!
P.Paiva
 
Também ficamos muito mais tranquilas, eu a minha cabra Xerusa, com esta abertura do Sr. J. Santos, e gostaríamos do o convidar a vir à nossa quinta serrana comer o nosso belo queijo.
E. Prado.
 
Isso da mobilidade é pueril: Em que é que um girassol tem menos mobilidade que um berbigão? Se a falta de "mobilidade voluntária" é sintoma de ausência de SNC, o berbigão não tem SNC? Tem SNC mas não tem sensibilidade à dor? Curiosamente muitos biólogos dizem que não, que os moluscos acéfalos não dispõem de células «de dor». Neste caso podemos cozê-los sem problemas? A natureza quer do berbigão quer do girassol, sintam eles ou não dor, impele-os para o que melhor preserve a sua conservação e propicie a reprodução da espécie. Cultivar girassóis para lhes espremer todas as suas sementes tem menos custos em termos de vida que instalar um viveiro de berbigões?
O que taria custos nulos em termos de vida seria a produção sintética de alimentos (a partir de minerais e inertes orgânicos); É uma possível opção vegan?
E já agora uma curiosidade: Os Vegan são pró-aborto? O feto não dispõe de SNC nas primeiras semanas de vida...
C.Rodrigues
 

Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?