O que é o efeito Mozart?

"Frances Rauscher (neurocientista) e Gordon Shaw (físico) divulgaram em 1993 o resultado de uma investigação sobre a influência da música na forma como os neurónios comunicam entre si. Apesar da contestação de que foram alvo, reafirmam que um primeiro estudo demonstrou haver uma grande semelhança entre a música barroca e o ritmo das ondas cerebrais e que há padrões de neurónios que são activados com a audição da Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448) de Mozart: “há padrões de neurónios que disparam em sequência, e que parece haver locais pré-existentes no cérebro que respondem a frequências específicas”

Comments:
Caros espiralianos,

Como este tópico trata sobre a inflência da música no nosso corpo, aqui vos deixo, mais uns textos para lerem e tentarem aplicar, sobre a inclusão na educação infantil de um método rápido de educação musical, conhecido como: Método Suzuki.


"É o método mais eficiente por basear-se na aprendizagem natural da fala.
É aplicado de maneira lúdica e utiliza repertório alegre e prazeiroso.
Mais do que uma forma de aprender música é uma contribuição na
formação do caráter através do meio musical e social favorável.


Características

Ambiente musical favorável
Participaçãp efetiva dos pais
Repertório cumum à todos instrumentos
Prática diária em sessões curtas
Respeito à individualidade de cada um
Benefícios

Gosto artístico, concentração, disciplina, memorização, socialização,
coordenação motora mais apurada e estimulação da afetividade

Este método foi criado pelo violinista e pedagogo Shinichi Suzuki, nascido em Nagoya/Japão. Iniciou seus estudos de música apenas aos 17 anos de idade. Terminados seus estudos em Tóquio, foi a Berlim onde foi aluno de Karl Klinger e se relacionou com eminentes personalidade, entre elas Albert Einstein e Pablo Casals.
Passou por muitas dificuldades para falar a língua Alemã. Por outro lado, observou ele, a facilidade com que as crianças pequenas falavam sua língua materna. Com esta observação, Suzuki começou a ter suas primeiras idéias sobre aquele que seria mais tarde o mais eficiente e revolucionário método de se aprender música.
Voltando ao Japão, Suzuki fundou, com seus irmãos, o Suzuki Quartet, como também passou a lecionar violino para crianças pequenas, onde observou a imensa facilidade que têm as mesmas para aprender. Foi assim, que fundou o "Talent Education Institute", em Matsumoto, Japão.
O seu método baseia-se em que todas as crianças nascem com diversas potencialidades que são desenvolvidas através do contato com o meio. Como no aprendizado da língua materna, que se desenvolve naturalmente através da repetição: o recém nascido, ouve sua mãe e demais familiares a falar, escuta palavras como mamãe, papai e, de acordo com o incentivo, a criança se motiva a aumentar o seu repertório e formar pequenas frases.
Mais tarde, ao ingressar na escola, a criança aprederá a ler e escrever.
O mesmo processo é utilizado na música e denomina-se Método Suzuki. O ambiente musical adequado, conduzido por mestre experiente, levará o aluno a dominar o instrumento e adquirir grande habilidade para a música, com a mesma facilidade com que domina a língua materna. Na filosofia Suzuki o talento não é um acaso de nascimento, mas fruto do ambiente em que o homem vive.
Esta teoria comprova-se na prática em muitos países. O Japão, como exemplo, onde a cada ano surgem milhares de músicos que se formam usando o método Suzuki.
Pontos Importantes da filosofia Suzuki:


Participação dos pais no aprendizado;

Meio ambiente musical favorável;

Postura positiva dos pais e professores no aprendizado do aluno;

Pais atuam como incentivadores;

Não utilizar censura ou correção inoportuna;

A busca da qualidade deve ser uma tônica para os alunos;

Cooperação ao invés de competição;

Respeito à individualidade de cada um;

Repetição com constante avaliação crítica;

Prática diária, em seções curtas, sempre com alegria;

Repertório comum para facilitar a socialização;

Caráter primeiro, habilidade depois;

Educar é amor, não deixe a educação de seus filhos para outros. Vamos tirar mais tempo para nossas crianças. Isto é mais importante que qualquer outro valor. Isto é amor; formação do caráter, através do meio musical e social favorável."
Fonte: http://www.talentomusical.com.br/suzuki.html


Locais onde se podem meter os putos: Em Lisboa, não sei....mas em Leiria já estão a bombar nisto :)

"Protocolo com Orfeão traz método Suzuki para Leiria
O Orfeão de Leiria vai ser a segunda escola do país a ensinar em pleno o Violino através do método Suzuki, uma metodologia que permite a aprendizagem rápida daquele instrumento por crianças a partir dos cinco anos

Ainda não há turma formada mas os professores já estão prontos para ensinar a tocar violino através do método Suzuki, uma metodologia de ensino que permite a aprendizagem rápida daquele instrumento desde tenra idade.
Rui Fernandes, o professor responsável pelo projecto em Leiria, explicou quarta-feira que este método, apesar de estar ainda a dar os seus primeiros passos em Portugal, pode chegar bem mais longe do que a metodologia clássica utilizada no ensino do violino.
A filosofia do método Suzuki é conseguir ensinar a tocar como se ensina a falar, esclareceu o professor. Para o efeito, conta-se com a intervenção da família, a quem se pede que envolvam as crianças em ambiente musical.
«Os pais também acabam por ensinar», explicou Rui Fernandes, durante a apresentação do projecto. Trata-se de um «ensino integrado», sendo «os professores meros orientadores». «Acreditamos que o talento também se educa», defende o professor. «Qualquer criança que tenha um berço estável em termos afectivos e familiares consegue aprender», e sem deixar de «brincar, de ser criança».
Com este projecto, trazido para Leiria pela Associação "Acordarte", o Orfeão de Leiria passa a ser a segunda escola do país a ensinar em pleno o violino através deste método com raízes orientais.
O objectivo final é «formar verdadeiros amadores de música, pessoas que amem a música». «Queremos formar plateias, pessoas que saibam apreciar um concerto de música», salientou ainda Rui Fernandes.

Projecto "Berço" já tem percursor

Paralelamente ao ensino do violino através daquela metodologia inovadora, o Orfeão de Leiria lança este ano um outro projecto pedagógico ao nível da música. Chama-se "Zero/Cinco", e é o sucedâneo do projecto musical "Berço", dedicado a crianças desde a idade de colo.
O projecto "Zero/Cinco" recorre aos métodos "Gordon" e "Orff", métodos estes que atravessam áreas tão distintas como a dança, a instrumentação ou o canto. Nas palavras de Henrique Pinto, presidente do Orfeão, esta multidisciplinariedade faz da aprendizagem musical e da escolha do instrumento «uma festa continuada».
A ideia é «desenvolver e manter o nível máximo de aptidão musical com que a criança nasceu», por um lado, e proporcionar à família, por outro, «uma experiência que contribua para uma comunicação pela afectividade através da música e do movimento».
Também neste método de ensino a família assume um papel fundamental, sendo chamada a participar na criação do ambiente musical."
Fonte: http://www.diarioleiria.pt/4763.htm
 

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