"NUCLEAR? SIM, QUE REMÉDIO! " será o próximo slogan ambientalista?!

James Lovelock, o cientista que provou a existência de um buraco na camada de ozono causado pelo fluoclorohidrocarbonetos (FCHC), e desenvolveu a chamada "Hipótese de Gaia", que assegura ser o planeta uma espécie de organismo vivo capaz de controlar constantemente todos os seus sistemas em terra, na água e no ar, por forma a preservar a vida, acaba de anunciar que apenas a expansão massiva da energia nuclear poderá retardar a os efeitos catastróficos do aquecimento global.
Segundo o cientista de 87 anos, nem uma guerra nuclear causará maior devastação na Terra que o aquecimento global no decorrer deste século. Nada poderá, segundo ele, deter os efeitos catastróficos do aquecimento global. Nenhum poder mundial, nenhum cientista, nenhum político, nenhum movimento de fuga em direcção ao conforto familiar, nem sequer o mercado das emissões de carbono, nem sequer a energia eólica, nem sequer os bio-combustíveis serão capazes de impedir o esvaimento da Terra. Segundo Lovelock, apenas conseguiremos retardar a catástrofe durante algum tempo. E a energia nuclear é a única alternativa disponível.


"A única opção é substituir as fontes de energia mais comuns por usinas nucleares, mais limpas do que hidrelétricas ou termoelétricas. O gás carbônico vai nos matar se não fizermos nada a respeito. As pessoas têm medo do lixo atômico, mas isso é um mito. A quantidade de resíduos produzida pelas usinas nucleares é irrisória e não causa grandes problemas ambientais."

Comments:

Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?