O io-io global do calor e do frio

Nos anos 30 e 40 era o calor que gerava temor na humanidade. Em 1960 e 1970, o frio assustava o planeta. Hoje, o calor volta a apavorar a humanidade. Diversas pesquisas apontam que o ciclo solar 25 com pico em 2.022 poderia ter uma atividade solar reduzidíssima . Quem sabe, os temores sobre o frio não estarão de volta em 2.030 nos jornais e nas revistas ?

Comments:
Há realmente coisas estranhas nesta história: Quando faz mais calor que normalmente, é do aquecimento global. Quando faz mais frio que normalmente, como nas últimas semanas, é também, paradoxalmente, culpa do aquecimento global!
Então porque não o inverso: Está a haver um arrefecimento global e quando faz mais calor que normalmente, isso é um efeito paradoxal do arrefecimento. Porque não?
Elsa Ramos
 
Uma coias de cada vez. Pode estar certa, Elsa, que quando se constatar que a Terra parou de aquecer, a mesma "comunidade científica" passará de imediato a encher-nos os ouvidos com o arrefecimento global eminente e catasatrófico.
Helder Martins
 
Esta moda de culpar o CO_2 pelo aquecimento global tem muitas nuances, principalmente quando se vai para o CO_2 devido à actividade humana que é marginal com outras fontes naturais.

Os principais factores para as mudanças observadas parecem ser a actividade solar e radiação cósmica (que influenciam a formação de nuvens).

Nos anos 70 e 80 era o arrefecimento global agora é o aquecimento. É conforme a moda.
 
Mas a moda não é fortuita... A moda de culpar o CO2 é proporcional ao preço do crude.
Curiosamente, a culpa do CO2 é menor no aquecimento global antropogénico que o aumento entrópico directo ( toda a energia mecânica de qualquer motor acaba por se degradar em calor; todos os milhões de megawatts produzidos diariamente pelo engenho humano acabam por se degradar em calor); Contudo, só o CO2 é referido... mesmo a calhar para o nuclear, ainda mais entrópico que o petróleo mas menos gerador de CO2!
Luisa C.R.
 

Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?