Que é feito do ameaçador Buraco do Ozono?


A patente de produção de clorofluorcarbonetos (CFCs), em 1985 considerados os principais "culpados" do desaparecimento da camada de ozono, pertencia a Dupont de Nemours e essa ía expirar em breve e cair no dominio público. Dupont de Nemours é um dos maiores produtores de substâncias químicas a nível mundial com receitas de 30 000 000 000 de Dólares por ano.
Essa empresa era responsável por 25% da produção mundial sendo a restante produzida por I.C.I. e Atochem.
Como "por acaso", essas empresas já tinham preparado um composto de substituição o hidroclorofluorocarbono (HCFC), também prejudicial, que mais tarde seria substituido pelo hidrofluorocarbono (HFC). Estas substância aguardavam nas prateleiras uma oportunidade e essa oportunidade veio mesmo a acontecer: o famoso "buraco de ozono"! É interessante também saber que esses compostos necessitaram apenas de pequenas modificações industriais para serem produzidos, são mais caros e sobretudo permitem assim uma nova patente exclusiva para os próximos anos.
Os países em via desenvolvimento que poderiam começar a produzir os CFC não o vão poder fazer, mais uma vez vão ficar dependentes de meia-duzia de empresas de países ricos que monopolizam as produções.

Comments:

Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?