Marte também enfrenta «aquecimento global»


"De acordo com uma investigação, publicada na revista Nature, está estimado em 0,65 graus centígrados o aumento das temperaturas médias de Marte, desde a década de 70 até aos anos 90 do século passado.
O estudo revela ainda que o aquecimento do planeta vermelho muito tem contribuído para uma «rápida» e «comprovada» diminuição da capa de gelo existente no pólo Sul de Marte, observada nos últimos quatro anos.
O grupo de cientistas, no qual consta Robert M. Haberle da NASA, explicam, no referido artigo, como as variações dos raios solares na superfície do planeta estão relacionadas com um maior movimento das partículas de pó no ar e com o aumento da circulação do vento em Marte. Este fenómeno provoca, por sua vez, o aumento das temperaturas.
Segundo a notícia da Nature, é aconselhável que, no futuro, se considerem as mudanças na quantidade de radiação solar em Marte quando se investigar a sua atmosfera e clima."

Mas atenção: Este conselho refere-se ao estudo das alterações climáticas de Marte, que nas da Terra já está decidido que a sua causa é humana e a variação da radiação solar é irrelevante!

Comments:

Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?