Generation Investment Management LLP


Apenas uma inocente curiosidade: Chama-se assim a empresa que Al Gore fundou e dirige desde 2004, com escritórios em Londres e Washington, dirigida aos mercados financeiros para fomentar a criação de uma Bolsa de Valores dos novos e lucrativos negócios que aí vêem na esteira do combate ao CO2.

Será esta a próxima "bolha especulativa"?

Comments:
Então alguem tinha dúvidas de que um candidato a presidente dos EUA não seria capitalista? O próprio Obama tmb é, em essência, e até deve ser rico.
A questão é que este sistema leva a autofagia, e neste momento as três crises (economica, energética e ambiental)que aí estão, interligadas, vão obrigar a uma redestribuição de forças por todo o mundo.
Mudanças radicais ou moderadas estão em curso. Com estes actores ou outros mais ou menos conhecidos,tudo está posto em causa.
 
A única mudança em curso é a relativa às mercadorias que permitem ao capital sacar mais-valias, de modo a que os que ganhem continuem a ser os mesmos e à custa dos mesmos explorados de sempre. Isto nada tem de radical, trata-se apenas de um novo fôlego para novo ciclo capitalista. E nem sequer iremos assistir à queda de importância do petróleo, pois o seu lobby vai expandir-se graças ao tal novo ramo de especulação de que Al Gore é paladino: O Mercado dos Créditos de Carbono e seus derivados. Mudam alguns actores e alguns adereços, mas a peça é sempre a mesma, ou seja, nada de fundamental está posto em causa.
P.paiva
 
É claro que tudo está a mudar e rapidamente, basta olhar para a Historia recente. Ainda há 50 anos a Europa era dominada por ditaduras e hoje e lider em questões sociais e até tem preocupações ambientais...A nivel global a pobreza extrema já não é mais consentida pela opinião pública (3º poder) e assim as coisas vão mudando.
Só que esta escala temporal para nós é sempre lenta, e pelo meio os oportunistas (chamados bons gestores)fazem bons negocios, mas lá que está a mudar, isso nota-se. E de que maneira...
 
Não conhecia esta faceta de especulador bolsista de Al Gore! ( Não é o mesmo que ser RICO; Um rico pode ser rico e produzir algo útil, mas nas BOLSAS DE VALORES não se produz nada a não ser VALOR ACRESCENTADO PARA OS CAPITAIS!)
Aliás no site está lá o seu último livro, "We Need Sustainable Capitalism", ou seja, como o Capitalismo está num beco auto-destrutivo sem saída Al Gore propõe-se salvá-lo!
Por mim, acho que WE NEED NO CAPITALISM!!
Karla R.
 
Al Gore está completamente desacreditado junto das ONG ambientalistas, já todos se aperceberam de que apenas se promove a si mesmo e, como qualquer político, distorce e abandalha a argumentação científica. Só que distorce tanto que acaba ridículo, como aconteceu em Copenhaga. É natural que vá perdendo protagonismo nesta cena pois colou-se muito aos primeiros clichés warmers ( hockey stick, ursinhos a morrer, mar a subir pelo derretimento de icebergs, o aquecimento proporcional ao CO2, etc) que o próprio dictat warmer já pôs de parte por serem aldrabices grosseiras.
A opinião pública já não é o que era, não engole todas as patranhas, só as mais refinadas, e por isso tiveram de refinar a coisa. Por exemplo, agora o aumento de CO2 já não implica directamente aumento de temperatura, mas "potencializa" variações no vapor de água atmosférico que tanto podem aquecer como arrefecer o clima, e assim sendo está "explicada" qualquer variação climática em qualquer sentido.
Basta ver a conclusão da Cimeira do Clima para se perceber como a propaganda vai ficando patética: "Dedidiram" que não se vai ultrapassar 2º. Ora, como em 150 anos o aumento foi de 0.8º, é muito natural que faça-se o que se fizer nos próximos anos o aumento seja inferior a 2º. :) :) E no fim podem sempre apregoar " Conseguimos!"
Afonso C.
 
Do capitalismo não nos safamos, certo? Entre um capitalismo que usa a vontade dos cidadãos de salvar o planeta e outro que não se rale com isso, eu diria que o primeiro é um mal menor...
Eu quando vos leios aqui, fico com a sensação de que afinal o Homem não faz mal nenhum ao planeta. Eu sei que a ideia não é mesmo nada essa, eu sei... mas estou a imaginar um jovem a fazer uma pesquisa na net para um trabalho sobre ambiente e chegar aqui: "xiiina man, afinal essa coisa da poluição é tudo mentira, meu!" :):)
Lá se o CO2 tem subido, descido ou ficado igualzinho, isso não sei porque sou ignorante nessa matéria e há tantos textos a defender uma coisa, como a oposta.
Mas não tenho dúvida que por exemplo a acumulação de CO (não o 2, o monóxido mesmo) no ar respirável duma cidade é perigoso por exemplo...
Ou seja, a poluição não é só CO2, não se mede pela quantidade de CO2, certo?
Eu entendo que se quer por aqui desmantelar, desmistificar, corrigir aldrabices... mas nem toda a gente interpretará assim, digo eu.
Saudações ecológicas ;)
 
Idade da Pedra, eu sou jovem, mas ser jovem não implica ser pateta! É precisamente para se voltar a falar e a combater a VERDADEIRA POLUIÇÃO ( de CO, de SO2, de O3, etc) que nos vai MATANDO, que temos de dizer NÃO à mistificação POLUIÇãO = CO2 = EFEITO DE ESTUFA! O que o capitalismo está a fazer é a DISTRAÍR os cidadãos da VERDADEIRA POLUIÇÃO e predispô-los a PAGAR UMA GUERRA A UMA FALSA POLUIÇÃO!
Karla R.
 
Que o capital internacional nos queira convencer de que moínhos de vento são gigantes perigosos, já estamos habituados.... mas nãoo se percebe para que raio haveria o capital de investir tantos meios em atiçar o mundo inteiro contra este moínho de vento... Quererás explicar-me, "camarada" Karla? :)

Celso Rodrigues
 
E o rótulo que não viesse :(
Por causa da COTAÇÃO DO CARBONO ! Cada LICENÇA para emitir uma tonelada de CO2 tem um PREÇO que varia segundo as leis de mercado, como nas bolsas de valores, se um país do terceiro mundo se quiser desenvolver usando os meios de produção de energia que os desenvolvidos usaram para se desenvolver, tem de comprar-lhes essas licenças! E quanto MAIS PROCURA houver mais a COTAÇÃO SOBE enchendo os bolsos dos especuladores! Assim duma só vez O CAPITAL DIFICULTA O DESENVOLVIMENTO DOS PAÍSES POBRES, GANHA DINHEIRO COM ISSO E AINDA PASSA POR SALVADOR DO PLANETA!

Karla
 
:) eh lá, já estava desabituada de escrever me blogues :):):) Eu não disse e nem penso que ser jovem é igual a ser pateta :):) Estava a imaginar na minha cabeça um puto de 15 anos quando falei em jovem... talvez a maturidade, os conhecimentos, a experiência,as memórias, ainda não sejam suficientes para saber triar e interpretar este tipo de coisas. Foi este o meu raciocínio :)
Mas pronto, escrever em blogues é mêmo assim; a gente diz alhos, o outro entende bugalhos and so on and so on :):)
Saudações Karla jovem (eu sou mesmo da idade da pedra, muito velhiiiiinha)
 
Karla, gostava muito de conversar contigo... Adiciona-me screamdecmsn.com André
 
"Velhiiiinha", imagina tu que alguém ( um puto de 15 anos, porque não?) está doente e o seu médico assistente diagnosticou-lhe a doença de uma forma que consideras errada. Mais, prescreveu-lhe tratamentos caríssimos e dolorosos que tu achas inúteis, se não prejudiciais nem que seja porque enquanto ele faz tratamentos errados a doença real progride. Que fazes? Receias que se lhe disseres que a doença dele não é aquela que julga ter, o puto vai pensar que não tem doença nenhuma e desiste de tratar-se? Ou tentas convencê-lo a procurar um segunda ( ou terceira, as que forem precisas) opinião clínica?
O problema é que, nisto das Alterações Climáticas e como o Climategate veio mostrar, os "médicos" que discordem do diagnóstico inicial são corridos da "Ordem"; o que permite ao "bastonário" afirmar sem mentir que tal diagnóstico é consensual na "Ordem" assim depurada... Enfim, Orwell no seu melhor :))
Saudações velhiiiiinhas...
 
Eu entendo-te, ó Espiral, até porque já tive umas "aulas" sobre o tema :)
Percebo o que pretendes fazer aqui. Acho é que, com os posts curtos e os comentários de quem está muito por dentro do assunto, se acaba por ficar com uma noção errada do que aqui queres dizer, percebes? É preciso chegar aqui já suficientemente informada para se perceber.
E digo isto porque já mostrei alguns dos posts a pessoas ainda não atentas a isto e sei qual foi a reacção deles.
 
Não consigo perceber esta perspectiva... Claro que se levarmos a um debate, seja filosófico ou científico, ou até a uma Ópera, quem não está atento, desperto, minimamente preparado, para essa filosofia, ciência ou arte, o resultado é essa pessoa ficar com uma idéia confusa, errada ou até avessa ao que viu...
Mas e daí? Deve-se acabar com os debates públicos e as Óperas?
Depois, uma pessoa desatenta à fraude científica aqui falada e que vá ao google pesquisar sobre o clima não vem parar a blogs franco-atiradores como este, nem sequer a outros mais estruturados como o eco-tretas ou o mitos-climáticos, vai ser remetido aos sites oficiais e oficiosos de propaganda maciça pró-aquecimento global.

Estes blogs são pequenas lojas onde se encontram os amadores resistentes aos profissionais da mentira organizada. O que idade-da-pedra diz é que estas lojecas autónomas são prejudiciais ao comércio esclarecido e consciente? Os gerentes do grande e uniformizador Hipermercado certamente concordarão consigo!

Afonso C.

Afonso C.
 
Idade da Pedra, os posts deste blog são apenas chamadas clicáveis , links para notícias ou textos normalmente nada curtos de que copio ou resenho umas linhas.
Remeto directamente para as fontes de informação que acho pertinentes, portanto. Obviamente, só clica nos links quem quiser informar-se. Quem não quiser, não clica; para estes, de facto o blog será tão pouco esclarecedor como o índice de um livro! :))
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Oh Afonso C., a idade da pedra não diz nada disso, homem!
O lema da idade da pedra é desde sempre "Peace, love, music and flowers" e se gero confusão e ofendo alguém tenho que aturar a minha consciência durante 3 quinze dias a martirizar-me... quanto mais não seja por isso, odeio confusões :)
Já estou esclarecida, pronto, e já cá não está quem falou!
BUT... diria eu, que com estas minhas perguntas os posts ficaram muito melhor esclarecidos depois das vossas explicações :) E o tal puto de 15 anos vai ficar curioso para perceber mais sobre isto e vai clicar em todos os links e vir a ser um verdadeiro atento à fraude científica :) YES!!!!

Pronto, peace, love, music and flowers
E votos de um 2010 com CO2 mais ou menos, CO muito menos, SO idem e com O2 em vez de 3.

E se em 2010 ainda conguires ver os pés e ainda souberes quem és, já não é mau :):):)

Idade da pedra em completo abardinanço :):):)

PS: detesto, odeio, abomino hipermercados de qualquer tipo e gostava mesmo era de viver na idade da pedra!!!!
 
Xiiii... Que pedra! Entende-se perfeitamente o nick, pena o teu blog ser só para convidados, deve ser lindo! :)
 
"Ils sont fous, ces bretons"?
Julgo que é saudável e não ofensiva a confrontação de pontos de vista, diria até que é amiga... do ambiente. :)
E este comentário final de idadedapedra é paradigmático da actual frustração da geração "hippie": Quando parecia que finalmente a sua mensagem havia de algum modo sensibilizado o "Sistema" rumo a um Planeta mais humanizado e harmonioso, vai-se a ver as coisas não são simples como pareciam e afinal o "sistema" faz da mensagem apenas mais um gadget consumista, uma nova peça para a sua máquina alienante e exploradora.
Mesmo assim, mesmo para os não consumistas de ideias-feitas e chavões-festivos... UM FERIADO TRANQUILO E LÚCIDO, MEUS AMIGOS E AMIGAS!
Celso Rodrigues
 
...paradigmatico da actual frustação da geração hippie... Caro Celso, não lhe parece que a geraçaõ rotulada de hippie tem muito mais que se lhe diga. Lembra-se do que essa geração transformou? Não se deve lembrar porque presumivelmente deve ser da geraçao do "plástico"?
Pois muito do que hoje usufrui, em termos de consciência social, ambiental, politica, e até pessoal, as sementes foram lançadas por essa geração"hippie".
Se alguém se sente frustrado, possivelmente serão quem nunca teve bandeiras.
 
:):)
Carla: o meu blog era tão difícil de entender para mentes alheias que desisti de o pôr visível (não há convidados, sou mesmo só eu que o posso ver:):):)). Era eu a falar de alhos lindíssimos que tenho dentro de mim e as pessoas a comentarem sobre bugalhos lá da mente deles :) Depois era uma canseira tentar comentar os comentários.

Celso: Costumam dizer-me que sou a última hippie ao cimo deste planeta :) E sim, é uma verdadeira frustração aquilo em que acredito ter dado naquilo que deu. O tal do sistema é um gajo espertíssimo. Ser hippie tornou-se uma moda de vestuário e pronto. E um vestuário caro... e muito vestuário... e etc etc etc. E como eu costumo dizer passámos muito muito rapidamente do "peace, love, music and flowers" para o "sex and drugs and rock'n roll"... nem se percebe como, porque qualquer semelhança entre as duas palavras de ordem é mera coincidência.

A minha filha mais velha diz-me que tem pena da minha geração: acreditámos em tanta coisa bonita, achámos que íamos mesmo mudar o mundo e depois deu nisto...

Confrontações de ideias é saudável sim senhor (às vezes). O difícil é conseguir que ninguém saia ofendido, por causa da tal distância entre o receptor e o emissor da mensagem, uma distância onde cabem vários universos por vezes... :) Teorias da idade e da pedra :):)

Saudações duma amiga... do ambiente :)
 
Caro farilopes, eu sou um hippie frustrado. A minha geração transformou meio mundo e lançou sementes para transformar o outro meio, mas este outro não só plastificou as sementes como corremos o risco de ver tudo o que parecia novos valores adquiridos serem reconduzidos a um simulacro mercantil e hipócrita do que nós pretendíamos. Che Guevara é hoje mercadoria para uma má cançonetista embolsar milhões a fazer olhinhos e a mostrar as pernas no youtube; Ho Chi Min é hoje o nome da Bolsa de Valores do Vietnam; a Ecologia é o próximo Subprime de Wall Street; dois dos meus três filhos não vivem a juventude, consomem-na no trabalho e no estudo para ficarem entre os melhores; o terceiro vive um bocado, mas preocupa-me pois ao não ser winner será inevitavelmente looser. No meu tempo de estudante havia tempo para viver a juventude e tempo para preparar uma maturidade desafogada; hoje não, os jovens ou se matam a trabalhar para alcançarem o tal desafogo futuro ou carregarão a vida inteira a culpa de terem perdido a competição pelo pelotão da frente e continuarem na cauda da Europa.
Pior que sentir-me frustrado seria meter a cabeça na areia convencido que, finalmente, o mundo está a mudar em boa direcção, que, finalmente, a Ciência e a Política deram as mãos para um Planeta mais limpo e mais justo, que, finalmente, podemos estar descansados porque deixámos à geração vindoura uma vida mais feliz.
Talvez quando eu estiver de botas arrumadas me dê ao luxo de me iludir assim, mas por enquanto não; se é preciso pôr os pontos nos is e recomeçar, pois recomecemos!
Celso Rodrigues
 
Eu sou ateia, mas... Meu Deus! Como eu gostaria do vos ter tido por pai e mãe, Celso e Idadedapedra!
Não leve a mal, mas a sua filha ao ter pena da vossa geração é como um cego de nascença a ter pena dos que cegaram de verem tanta luz e tantas cores!
E deixe a gente ver os seus alhos, de certeza de são biológicos!
 
Karla, gostava mesmo muito de conversar contigo... Adiciona-me: screamdecmsn.com André
 
Vaõ chamar-me lamechas, mas estes últimos posts... diria-os comoventes de tão certeiros no âmago da questão.
Natália L.
 
Já agora, Idade da Pedra, Celso Rodrigues, Farilopes, imaginem-vos na vossa juventude e um(a) amirador(a) chegava ao pé de vocês e pedia: "Adiciona-me." O que é que lhe faziam? :)
"Adiciona-me", isto é, pôe-me como mais uma parcela na tua soma... Que romântico, não acham? :))
 
Parece me consensual que tudo na vida é dinâmico, prova de que tudo se transforma e ainda bem. Se para pior ou melhor, depende do ponto de vista de cada um. Se rotularmos as pessoas (hippies, yupies, punks, freaks, e por aí fora até aos mais modernos) é natural que não consigamos perceber que evolução houve. Indiscutivel é que conquistou-se mais liberdade desde os idos anos 60/70, liberdade para poder pensar de forma diferente, liberdade politica, social, espiritual, etc. Se a liberdade não serve para pagar nos centros comerciais, hipermercados, stands ou agências de viagens isso é outro assunto.
 
Natalia, confesso que, quando jovem, não me incomodava nada ser "adicionado"... Aliás, quanto maior a soma e mais as parcelas eu via, mais me apetecia ser adicionado... :)
Farilopes, deixe-se disso, dessa pose de quem dá bons conselhos porque já não consegue dar maus exemplos.
Idade-da-pedra, que acha de adoptarmos a Carla?
André, ainda tens de comer muito pão antes que uma filha minha te adicione!
Bom Ano, camaradas blogueiros! ( sem rótulos implícitos, certo? )
Celso
 
Cara anónima espero continuar a ser um mau exemplo :))) tenho liberdade para isso, se é que entende.
 

Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?